fbpx

Qual a melhor hospedagem para WordPress?

Quando o assunto é WordPress, uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça é a seguinte: Qual é a melhor hospedagem para WordPress? Para responder a essa dúvida, vamos analisar alguns tipos de hospedagem que há no mercado. Vamos também analisar algumas perguntas comuns de hospedagem que as pessoas fazem no Google.

Hospedagem de WordPress grátis

O WordPress é um software gratuito. Por causa disso as pessoas querem fazer um site sem ter custo algum. Não todas as pessoas, claro, apenas algumas. Por causa disso, algumas pessoas que estão dando os primeiros passos no WordPress ficam com essa questão. Afinal, existe hospedagem de WordPress grátis?

Sim, até existem algumas opções. Se você já entendeu qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org, saiba que o WordPress.com permite hospedar seu WP gratuitamente. Mas claro, você também deve saber que o plano gratuito não te dará muita opções (nem mesmo apontar um domínio próprio).

Além dessa, existem algumas outras opções. Uma delas é o serviço 000webhost, que é um plano promocional da empresa Hostinger, que é de graça. Esse plano é voltado para o uso do wordpress.org, ou seja, não tem as limitações do wordpress.com.

Só que é óbvio que não dá pra esperar muita coisa desse plano. Você vai ter pouco espaço, pouco recurso, pouco tudo. E principalmente, pouco suporte. Uma vez que você não está pagando nada para ninguém, também não pode cobrar que ninguém te dê suporte.

Eu mesmo não recomendo o uso desse serviço, pois acho que só vai fazer você perder tempo. Vira e mexe alguém aparece me pedindo ajuda com site lento, caindo etc, e quando vamos ver: está lá o site nesse plano gratuito, ruim pra caramba. Seja como for, se você quiser utilizar, é por sua conta e risco.

Hospedagem de WordPress barata

Creio que agora você já entendeu que não vai conseguir muito coisa com uma hospedagem gratuita. Então vamos ver quais são as melhores hospedagens de WordPress baratas, para que você possa hospedar seu site sem gastar muito.

Primeiramente você deve saber que uma hospedagem dessa categoria não irá te oferecer muitos recursos para entregar o site com o melhor desempenho. Uma hospedagem barata será uma hospedagem do tipo mais comum, que é vendia comercialmente com o nome de “hospedagem compartilhada” ou similar.

Hospedagem compartilhada

Esse tipo de hospedagem para WordPress compartilhada é encontrada em faixas de preço de R$25 em média, podendo ter opções um pouco mais caras ou mais baratas. Do mesmo modo, o desempenho dessas hospedagens pode variar, mas não espere grandes coisas.

Assim como quando compramos um computador ou um celular, assim como quando assinamos um plano de internet para nossa casa, os preços indicam (até certo ponto) a qualidade do produto ou serviço. O mesmo vale para uma hospedagem WordPress dessas mais baratas. Às vezes pode funcionar bem, às vezes nem tanto.

Em suma, uma hospedagem compartilhada consiste no seguinte. A empresa de hospedagem tem vários servidores, normalmente com grande capacidade. Aí eles vão vendendo os planos, e colocando mais e mais sites dentro do servidor. E cada um desses sites nesse servidor é de um dono, e feito de um jeito diferente, sem um padrão de desenvolvimento.

É provável que um servidor com milhares de sites rodando ao mesmo tempo dentro dele vá apresentar instabilidades ao longo do dia ou da semana. Possa também ter algum site com problema ou com falha de segurança. E por aí vai.

Portanto, quando você estiver procurando uma hospedagem de WordPress barata, mesmo que alguém te recomende uma empresa de hospedagem qualquer, de marca conhecida (Locaweb, Uolhost, Hostgator, Godaddy etc), você deve ter isso que eu te expliquei aqui na sua cabeça. Não dá pra ter certeza de um padrão de qualidade.

Hospedagem de WordPress boa

Apesar de hospedagens grátis e baratas terem suas limitações, elas podem servir para alguns casos, principalmente se seu site não é ainda um site profissional. Ou então se seu projeto é apenas um estudo e não um investimento no seu negócio, de fato.

Mas se você está produzindo um site verdadeiramente profissional, e se está buscando resultados reais, creio que irá buscar uma hospedagem de WordPress boa.

As melhores opções de boas hospedagens serão sem dúvida as hospedagens cloud. Existem também as VPS, mas vamos nos focar em cloud, que são as opções mais modernas e flexíveis da atualidade.

Uma hospedagem cloud é uma máquina virtual dentro de uma estrutura de servidores num data center. No sistema cloud, o seu site fica em um ambiente virtual escalável. Ou seja, caso necessite de mais recursos você pode aumentar. Caso necessite de menos, pode diminuir.

Assim, no sistema cloud seu site pode estar num servidor com menos capacidade (Cpu, Ram, disco etc) do que um servidor compartilhado. No entanto, seu site vai estar num espaço com recursos separados para o seu site. Dessa forma não estará sujeito às oscilações comuns num ambiente compartilhado com milhares de sites.

Algumas empresas fornecedoras de hospedagem cloud são desde provedores de escala global como AWS, DigitalOcean, Linode, Azure entre outros.

Recursos de uma boa hospedagem cloud

O conceito de hospedagem cloud, ou seja, de um servidor virtual escalável por si só já é grande vantagem. Além disso é bom que seu servidor tenha bons recursos, tanto de hardware quanto de software.

Em resumo, um bom servidor cloud deve funcionar com ao menos:

  • Uma boa distribuição Linux, como Ubuntu por exemplo
  • Software Litespeed ou ao menos Nginx
  • Uma CDN com pontos de presença no Brasil
  • Disco SSD
  • PHP 7.4

A melhor hospedagem para WordPress adequada para você

No fim das contas não dá pra dizer que existe simplesmente a melhor hospedagem para WordPress. Há muita gente discutindo isso em fóruns especializados. O que para alguns é o melhor, para outros pode ser motivo de problemas.

Sendo assim, a recomendação é entender as características de cada tipo de hospedagem e se ela se adequa ou não às suas necessidades. Pode ser que uma pessoa não tenha interesse em investir na melhor hospedagem para WordPress em seu negócio, pois pode preferir uma hospedagem de WordPress barata.

Se você tem interesse em implantar seu WordPress em uma hospedagem cloud de bom desempenho, com otimização para seu site abrir rapidamente, não deixe de conhecer o meu serviço, que poderei lhe ajudar com isso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de suporte?

Conheça nossos serviços e entre em contato

gt2s.com.br - Atendimento em todo o Brasil