fbpx

WordPress precisa programar para usar?

Quem está querendo começar no WordPress e não entende muito como funciona para criar um site costuma ter a dúvida: WordPress precisa programar?

Quem tem alguma relação com o negócio de sites já sabe que o WordPress é muito bom. Mas quem nunca mexeu fica em dúvidas se é preciso programar.

E fica com medo de mexer pois acha que é preciso saber programar em PHP, dominar HTML e CSS. Na verdade, tudo depende do seu objetivo.

Se você é um programador, obviamente já sabe programar e possivelmente PHP não seja um problema para você. Talvez você esteja procurando entender o WP para usar como base para uma aplicação, e aproveitar as funcionalidades de biblioteca do WordPress.

Se você é um desenvolvedor frontend, certamente já manja bem de HTML e CSS e até Javascript. Talvez Jquery ou Bootstrap. O WordPress você usa como base para seu cliente fazer atualizações posteriores.

Mas você também pode ser uma pessoa que entrou no negócio de marketing ou comunicação, e precisa de uma solução confiável e prática para fazer sites.

O WordPress também é para você

A proposta do WordPress é que você tenha uma forma prática de publicar páginas em um site, posts em um blog com um CMS prático.

Um CMS é um gerenciador de conteúdo, uma ferramenta para editar websites sem a necessidade estrita de programação ou codificação.

Você pode publicar seu conteúdo na web, ser encontrado pelo Google, pelas pessoas, ter seu conteúdo visto no computador, no celular, no tablet sem ter que estudar linguagens de programação.

Claro que se você quiser estudar é uma boa. Principalmente se você vai usar para desenvolvimento de soluções, aplicações personalizadas, interações com banco de dados mais complexas.

Agora se você está precisando criar uma landing page, home page, página de contato, blog ou portfólio, a programação não é necessária.

Você é um designer, alguém que pensa visualmente, que gosta de bolar layouts e diagramações bacanas? Também é possível exercer sua criatividade mesmo que não saiba códigos e programação.

Com os construtores visuais, como o Divi, disponíveis no mercado atualmente, isto também é possível.

Mas e então, WordPress precisa programar?

Quero passar para você que leu até o fim a ideia que o WordPress pode servir para todo mundo que precisa de um site.

Você não precisa ser expert em fórmulas e matemática ao o Excel para fazer algumas planilhas. Você  também não precisa dominar programação para fazer alguns sites.

4 Comentários

  1. FELIPE DOS SANTOS SERPA PIRES

    Boa tarde quero saber uma informação hoje eu tou estudando área desenvolvimento web já vi matérias HTML e tou em css avançado,posso trabalhar no WordPress arruma alguns serviço na área já,sem prejudicar meu estudos ?
    Queria pegar uns serviços no WordPress para poder pagar faculdade e entre outras coisa e continuar estudando as línguagem mais ficou apreensivo que isso vá atrapalhar meus estudos porque ainda sei que tenho vê javascript e PHP pra vê

    Responder
    • Gustavo Tadeu

      Oi Felipe.

      Sim, com toda certeza você pode. Com o WordPress é possível criar sites totalmente funcionais. Seja para obter contatos para um negócio, para ecommerce, para gerenciamento de ensino à distância ou para publicação de jornais/revistas etc.

      Todas essas possibilidades de trabalhar com WordPress e assim conseguir clientes.

      Responder
  2. Eduardo Salazar

    Olá. Eu estou estudando desenvolvimento Front-end e estou com bastante duvidas em relação ao futuro. O wordpress pode substituir o trabalho completo de um Dev Front-end ou compensa saber os dois, pois tera mais oportunidades com projetos maiores e menores?

    Responder
    • Gustavo

      Oi Eduardo!

      Não existe isso de um produto substituir por completo o conhecimento de um profissional. No entanto, o WordPress reduz muito o custo de produção de sites, e também aumenta consideravelmente a qualidade de diversos tipos de projeto.

      Há diversas situações em que o WordPress é suficiente para a execução de um projeto. Ter que desenvolver do zero usando código custaria muito mais caro e levaria muito mais tempo.

      Como profissional você deve se focar em entregar aquilo que o cliente precisa, num preço justo e com a melhor qualidade possível.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de suporte?

Conheça nossos serviços e entre em contato

gt2s.com.br - Atendimento em todo o Brasil