Objetivos: lista de palavras-chave, análise de posicionamento atual, projeto de estrutura de conteúdo atualizado
Em primeiro lugar precisamos levantar uma lista de palavras-chave que denotem as intenções de busca do nosso público-alvo. Essa lista deverá conter palavras e frases-chave de conotações transacionais e informativas.
Simplificando: precisamos conhecer aquilo que nossos potenciais clientes estão digitando nas pesquisas, seja no Google ou nos chats de IA (ChatGPT, Gemini etc), para guiar a compra produtos e serviços ou também para buscar informações sobre determinados assuntos ou problemas.
O que seu cliente anda pesquisando?
Você já pensou nisso antes antes? Talvez sim ou talvez não, não importa. Pense nisso agora: existem pessoas digitando perguntas e frases (ou mesmo perguntando em voz alta) no celular ou no computador para comprar alguma coisa ou resolver algum problema.
Quais são as perguntas que o seu cliente ideal faz? Quais são as informações que ele busca?
Conseguiu pensar em 2 ou 3 exemplos?
Agora abra uma janela anônima no seu navegador e faça essa pesquisa no Google. Seu site aparece nessas pesquisas? Agora pense em outras e faça esse mesmo exercício.
Uma estratégia para a prática
Esse exercício inicial é um bom caminho para se preparar para uma consultoria de SEO (otimização para pesquisas). Com meia dúzia de frases ou palavras você já consegue perceber se o seu posicionamento em buscas está bom ou não está.
Se seu site não aparece nas pesquisas, e se outras empresas concorrentes aparecem, isso significa que algo precisa ser feito.
A partir do diagnóstico de desempenho das palavras-chave podemos definir os termos principais a serem trabalhados no site: arquitetura de informação, títulos e descrições, conteúdo textual, links e imagens.
Uma ajuda no caminho
Se você acredita que uma orientação profissional especializada pode te ajudar nesse processo, evitar erros e poupar tempo, entre em contato comigo. Quero conhecer objetivo e te ajudar com essa tarefa de se posicionar melhor nas pesquisas da web e das IAs.

