fbpx

WordPress.com ou WordPress.org: qual a diferença?

WordPress.com ou WordPress.org? Esta é uma das dúvidas com a qual muitos iniciantes no WordPress se deparam. O que são afinal essas duas “versões” do WordPress e quando usá-las em cada caso?

WordPress (sem .com e sem .org) é uma aplicação PHP criada para gerenciar publicações. Foi criada partir do extinto software chamado b2/cafelog. Data da época que o formato blog começou a se disseminar na web, na primeira década de 2000.

Projeto de código aberto onde pessoas do mundo inteiro colaboram no seu desenvolvimento, o WordPress é publicado para download no site WordPress.Org. Lá é possível encontrar toda as informações sobre o software, inclusive sua documentação no Codex.

WordPress se torna um negócio promissor

Os criadores do Wordpress no início acabaram criando um negócio em torno do software WordPress. Consiste grosso modo num servidor de hospedagem para WordPress desenvolvido apenas para isso.

Desta forma, uma pessoa que queira usar o WordPress sem ter que passar pelo processo de instalar o software em um servidor, e todas essas coisas relativas a hospedagem de sites, podiam se cadastrar no WordPress.com para poder publicar seus websites e blogs sem muita dificuldade.

Por outro lado, aqueles que precisem de mais customização do sistema, ou utilização de plugins e temas não disponíveis no serviço do WordPress.com devem preferir o WordPress.org.

Para quem conhece o mundo dos sistemas operacionais Linux, a relação entre o WordPress.org e o WordPress.com é similar à relação da Red Hat com a distribuição Fedora.

O Fedora é uma distro disponível para quem quiser usar, enquanto a Red Hat é um negócio que implanta e hospeda soluções Linux para empresas.

WordPress.com ou WordPress.org afinal?

Em geral, quem atua no mercado de sites prefere trabalhar com versões WordPress.org, para poder utilizar plugins como o Yoast ou construtores como o Divi.

Na comparação do WordPress.com ou WordPress.org, a opção pelo primeiro pode ser interessante para blogs com muita audiência. Por exemplo, sites com público global ou negócios que possam operar com custos em dólar.

Como o WordPress.com é um serviço norte-americano de classe mundial, grandes empresas de mídia podem ter interesse em usá-lo. O grupo brasileiro de mídia Abril, das revistas Veja, Exame, Superinteressante entre outras, hospeda lá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de suporte?

Conheça nossos serviços e entre em contato

gt2s.com.br - Atendimento em todo o Brasil